A cantora Léa Mendonça despertou polêmica ao declarar que considerava um erro a homenagem feita ao pastor José Wellington Bezerra da Costa, que ganhou um busto como parte de um museu. Com a repercussão, a artista pentecostal pediu desculpas aos assembleianos.
Léa Mendonça foi questionada no Instagram há aproximadamente uma semana sobre sua opinião a respeito da “estátua”, e afirmou que apesar da intenção, o resultado não tinha sido positivo:
“Eu sei que isso está dividindo opiniões. Eu sei também que foi feito com o objetivo de homenagear esse homem que tem uma história tão bonita. Mas, particularmente, eu não acho legal porque igreja não pertence a pastor. Igreja não tem nem que ter letreiro com nome de pastor, foto do pastor na frente da igreja. Cristo é o chamariz, é Cristo que salva, cura e liberta”, declarou a cantora.
Esse não é o primeiro busto feito em homenagem ao pastor da Assembleia de Deus Ministério do Belém. Em 2021, uma congregação da denominação em São Luís do Curu (CE), cidade natal de José Wellington, também inaugurou uma peça semelhante em praça pública.
Léa disse acreditar que a imagem dos pastores não devem ser associadas às igrejas: “Dá a impressão que eu estou lendo Daniel 3: ‘Ao som do pífaro prostrem-se à estátua de ouro levantada por Nabucodonosor’. Não! Por mais que tenha sido com boa intenção, particularmente a igreja é do Senhor Jesus e não deve ter nada relacionado a pastor”.
Diante das críticas feitas por fiéis ligados ao Ministério do Belém, a cantora veio a público se retratar: “De forma alguma eu queria ferir, mas eu sei que feri, feri porque eu fiquei sabendo que nem foi a Igreja que fez aquele busto. Parece que ele foi homenageado por pessoas de fora, que na verdade ele nem queria aquele busto. Mas eu quero pedir perdão porque eu feri algumas ovelhas. Fiquei completamente mexida diante do amor que as ovelhas tem por esse pastor”.
Seguidores da página Assembleianos de Valor comentaram o posicionamento da artista: “Pedir perdão por qual motivo? Ela falou a a verdade. Se os líderes quiserem cancelar ela, cancelem… A gente não pode ser é ‘cancelado’ por Cristo!”, escreveu uma internauta. “Ela falou a verdade, mas pediu perdão pq a igreja ia perseguir ela”, opinou outro usuário do Instagram.