Uma entrevista concedida pelo pastor Rodrigo Silva está repercutindo nas redes sociais, com uma declaração sobre a salvação de católicos. O pastor Rodrigo Mocellin gravou um react afirmando que o adventista atende à “descrição dos falsos pastores”.
Rodrigo Silva, que desenvolve um respeitado trabalho no meio acadêmico voltado à arqueologia dos tempos bíblicos, é também um pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia, uma denominação considerada seita por grande parte do segmento evangélico.
Em entrevista ao RivoTalks no começo de outubro, Silva afirmou que tem divergências com a Igreja Católica no campo da doutrina, mas crê que fiéis da denominação romanista serão salvos: “Teologicamente falando, não concordo mais com o catolicismo. Ok? Eu não sou católico, não rezo mais ‘Ave Maria’, não rezo mais ‘Salve a Rainha’, eu não faço mais a novena, não guardo mais a sexta-feira da paixão”.
“Porém, se eu disser que só vai para o céu, ou só está na glória, ou só está com Deus os Adventistas do Sétimo Dia, o que eu faço com os 13 anos que eu passei na Igreja Católica e senti Ele tão perto de mim? Eu não posso anular. E se eu morresse antes de me tornar adventista, eu iria para o inferno?”, acrescentou Silva.
Em seguida, o pastor adventista enfatizou sua opinião com uma frase de efeito: “Assim como eu estava lá e já amava a Deus, tem um monte de outros Rodrigos lá fora que continuam amando a Deus. E vou dizer para você: no céu – essa frase não é minha, é de John Milton no Paraíso Perdido – nós teremos três surpresas: muita gente que a gente tinha certeza que ia encontrar, a gente não vai ver; muita gente que a gente não esperava, a gente vai ver. E qual a terceira surpresa? Que legal eu estou aqui apesar de mim mesmo! Hoje eu consigo viver numa boa com isso, não sou hipócrita. Hoje eu tenho minha convicção teológica, mas os meus irmãos vão além disso”.
‘Discurso ensaboado’
O pastor Rodrigo Mocellin comentou na publicação feita no Instagram dizendo que Silva “saiu do buraco e entrou no abismo, por isso não sente muita diferença”, em referência às denominações Católica e Adventista.
No YouTube, o pastor da Igreja Resgatar Guaratinguetá expôs os motivos pelos quais acredita que, em linhas gerais, os católicos não serão salvos. O catolicismo, disse Rodrigo Mocellin, quebra os mandamentos bíblicos sistematicamente: “O mais óbvio é a questão da idolatria, o culto às imagens, que a gente olha na Bíblia e vê Israel sendo destruído por isso”.
Mocellin define a postura de Silva como politicamente correta: “É um discurso ensaboado, que existe para agradar gregos e troianos. Ao dizer ‘não concordo’ ele agrada aqueles que identificam que a Igreja Católica está errada. Mas ao dizer ‘vão para o céu, eu amava a Deus lá, então eles também amam’, ele agrada o católico”, analisou.
“Quem está no erro tende a defender o erro. Eu creio que o adventismo é uma seita, logo é natural que ele não veja um erro tão grave no catolicismo”, reiterou Mocellin.